Percurso dos passeios ecológicos realizados durante todo ano letivo de 2011 no Percurso do Projeto Educação Ambiental.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

No ano de 2011 nos passeios ecológicos, o tema trabalhado foi;  conscientização para uma ação transformadora.
Onde os alunos eram conscientizados e depois partiam para uma ação transformadora, concientizando e estimulando a população a separarem o seu lixo, destinando-o para o local correto.

No inicio do passeio foi apresentando aos nossos alunos que nosso lixo doméstico é dividido em dois tipos; orgânico ou molhado e reciclável ou seco. Após a explanação,  nossos alunos visitavam o aterro sanitário para onde deve ser levado apenas materiais orgânicos 



depois visitavam o galpão de separação de materiais recicláveis .
No inicio dos passeios de 2011, o galpão fazia coleta nas ruas diariamente, embora a participação da população era ainda muito timida.


no decorrer desse mesmo  ano, nossos alunos passaram a distribuir Bags e pedirem a participação da população para separarem seus recicláveis que as integrantes do galpão recolheriam uma vez por semana.



Com essa ação dos nossos alunos os moradores por onde o projeto passou aderiram a proposta e passaram a colocar seus bags cheios de recicláveis uma vez por semana nas calçadas de suas residências para posterior coleta.



E as coletoras do galpão passaram a recolher semanalmente com dias pré determinados em cada bairro.


Desta forma os materiais recicláves que passaram a chegar no galpão teve um aumento significativo aumentando assim o reaproveitamento desses materiais, gerando renda, e diminuindo o acumulo no aterro sanitário.







com essa ação e conscientização o galpão passou a recolher um volume de aproximadamente 250 toneladas de materais recicláveis no ano de 2011.

Os passeios ecológicos continuarão no ano de 2012, e a entrega dos bags também, embora o percurso a ser realizado em 2012, será outro mas com a mesma importância dos outros já realizados anteriormente. 

Preservação do solo

Saida da escola com garrafas pet cheia de agua, rumo ao viveiro de mudas municipal.
Onde os alunos plantaram sementes.


Receberam mudas de arvores para reflorestamento.




conheceram matas ciliares reflorestadas e identificaram especies de arvores .



reflorestaram areas das margens do Corrego Guariba.


                                           Regaram suas mudas com agua trazida nas garrafas pet



recolheram sua garrafas e os materiais reciclaveis que estava no local e entregaram no galpão de separação de reciclaveis onde conheceram o trabalho realizado ali




                               Seguiram em direção a praça da Cecap onde saborearam o lanche.


 depois de alimentados, continuou o percurso até a Mata da Iatuna onde puderam conhecer e alimentar os macaquinhos que povoam a mata.



no final do percurso visitaram o aterro sanitário para onde é levado o lixo organico do municipio.