Parabéns Guariba pelos 116 anos.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O projeto de educação Ambiental, na pessoa de sua Coordenadora, Mirian Louzada, parabeniza Guariba pelos seus 116 anos. E vem apresentar a população um levantamento dos trabalhos realizados pelo projeto.
                                  

                                              PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
0 projeto de Educação Ambiental, coordenado pela Professora Mirian Louzada da Silveira, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, no decorrer dos anos de 2010/2011, vem realizando um trabalho de Conscientização Ambiental, através de passeios ecológicos, visando despertar nas crianças e adolescentes o interesse pela preservação do meio ambiente. Desenvolvendo estratégias para interagirem através de ações concretas de conscientização e participação na preservação ambiental de nossa cidade. 

 Já participaram do projeto entre alunos do ensino infantil , fundamental e dos diversos projetos sociais, 4.874 ( quatro mil, oitocentos e setenta e quatro alunos).

No ano de 2010, foram trabalhados os temas:Preservação da água, Cuidados para com o solo e Sustentabilidade no Agronegócio

Preservação da Água, onde os participantes puderam conhecer todo processo da água do nosso município desde a nascente do córrego Guariba até a Lagoa de tratamento de esgoto, passando por matas ciliares, afluentes e minas naturais.
                                                                   
Um outro tema abordado foi: Cuidados para com o solo onde nosso alunos puderam interagir com o meio, foram formadas 900 mudas de limão cravo e  plantadas 520 mudas de arvores nativas e frutíferas  nas margens do Córrego Guariba, visitadas matas reflorestadas e matas nativas em áreas urbanas e rurais.


                                                                   
Outro tema que foi trabalhado: Sustentabilidade no Agronegócio, tendo em vista que somos uma região com forte apelo à cultura do setor sucro alcooleiro, foi apresentado aos alunos como crescer economicamente, respeitando o meio ambiente através de visita à fazenda Santa Isabel onde as ações de preservação ambiental são desenvolvidas.
                                                                             
E Neste ano de 2011, o tema central dos passeios é orientar para o destino correto dos nossos descartes. Ou seja, nosso lixo.
Intitulado Conscientização para uma ação transformadora. Onde os alunos entendem a diferença do lixo orgânico e dos materiais recicláveis, a importância da reciclagem e depois partem para uma ação concreta    distribuindo bags e orientando os moradores a colaborarem com a coleta seletiva.

 Através do projeto Educação Ambiental foram distribuídos durantes os 58 passeios realizados em dois bimestres. 1200 bags, por aproximadamente 2.600 alunos. Com essa ação podemos registrar um aumento significativo na coleta de materiais recicláveis no Galpão de Triagem de Materiais Recicláveis.
Beneficiando assim os coletores de materiais recicláveis do galpão, e estimulando nossos munícipes a participarem deste projeto.

0 comentários:

Postar um comentário