No inicio deste ano o projeto era apenas uma idéia, hoje através das imagens podemos retratar o trabalho realizado com alunos do ensino infantil e fundamental, da rede municiapal e escolas particulares.
No decorrer deste ano os alunos participantes do projeto tiveram uma clara noção da importância da preservação da água, dos cuidados para com o solo, da importância da proteção das matas e fecharam o ciclo compreendendo como proteger, preservar e desenvolver o homem através da capacitação e tecnologia gerando assim o desenvolvimento sustentavél.
Aprendendo que o meio ambiente deve ser respeitado pois é dele que saem as nossas riquezas, que o futuro depende de ações realizadas no presente, que é através da conscientização que se levará a transformação. Que pequenas ações geram uma grande cadeia e que apartir de hoje podemos caminhar para um futuro de recuperação ou de total degradação, só depende de nós.
No percurso onde o tema trabalhado foi Preservação a àgua os alunos iniciado na nascente do Córrego Gauriba finalizando na Estação de tratamneto de Esgoto de Guariba,
particiapram deste percurso 1.211 participantes entre professores e alunos de todas as escolas da rede municipal e particilares ( COC, Objetivo e Interativo) os alunos conhecerem; matas ciliares que protegem o córrego, afluentes, poços artesianos, reservatórios de água, e realizaram um agradavel piquenique as margens da maior mina do municipio localizada no Parque dos Lago
O objetivo deste percurso é informar e orientar dos cuidados que devemos ter para com a água, ecomonizando, não poluindo, e protegendo nascentes e margens de córregos e rios com matas ciliares.
Outro percurso realizado foi demoninado com o tema: Preservação do solo, os alunos puderam visitar e interagir no locais, a visita foi iniciada no viveiro de mudas municipal, onde os alunos puderam conhecer e interagir, plantando sementes e recebendo mudas de árvores, visitaram matas reflorestadas e puderam plantar árvores em áreas ainda não reflorestadas,
aprenderam a importância da coleta seletiva e conheceram o galpão de separação de materiais recicláveis, aprenderam que é preciso respeitar a natureza, conheceram matas nativas e animais que habitam a mata visitaram o aterro sanitário e aprenderam o quanto é importante eliminar os lixões a céu aberto. Nesse percurso participaram 930 alunos acompanhados de seus professores, foram plantadas 900 sementes de limão cravo no viveiro de mudas que depois de germinadas serão transplantadas em matas de reflorestamento, nas áreas de reflorestamento foram plantadas pelos alunos 520 mudas e para o galpão de reciclagem foram levadas inúmeras garrafas pets.
Os alunos das cheches municipais e pré escolas também fizeram algumas visitas, conheceram o galpão de separação de materias recicláveis, visitaram uma mata nativa e alimentaram macaquinhos que vivem na mata, conheceram a fazenda Santa cruz onde realizaram um agradável piquenique.
- Para encerrar o ano de 2010 a coordenadora profa. Mirian Louzada percebeu a importância de trabalhar o tema sustentabilidade isto é : para que a água e o solo sejam conservados e que as empresas continuem num crescimento econômico, é preciso concientização ambiental dos nossos alunos que serão os futuros profissionais que atuarão nas empresas num futuro muito próximo, e buscou parceria junto ao Sr Paulo de Araujo Rodrigues gerente e proprietário da Fazenda Santa Isabel, na qual a preocupação com : tecnologia, recursos humanos e recursos naturais são tratados com igualgade de importância , gerando assim desenvolvimento sustentável . O qual recebeu o pedido com muito carinho e respeito e que nos ofereceu informações valiosas e enriquecedoras, nossos sinceros agradecimentos pois sem essa parceria não seria possível trabalhar esse tema.
Nesta visita os alunos puderam aprender o quanto é importante para o crescimento sustentável de uma empresa a preocupação com a tecnologia intergada à valorização dos recursos humanos e naturais.
Puderam conhecer várias ações adotadas pela empresa para peservação ambiental, iniciando a visita no viveiro de mudas onde são germinadas sementes de matas nativas para posteriormente serem transplantadas em áreas de reflorestamento e finalizando a visita em um agrádavel piquenique as margens de um córrego de mata ciliar totalmente reflorestada, conhecendo também caixas decantadoras onde é separado o óleo e a água utilizado na oficina mecânica, caixas biodigestoras que substituiram as antigas fossas, locais onde são depositados materiais recicláveis para posterior destinação correta,canteiros de compostagem de materiais orgânicos, além de muitas informações a respeito das ações adotadas no campo visando a conservação do solo.
Os conhecimentos adquiridos nesta visita fecharam o circuito de passeios realizados no ano de 2010 onde a coordenadora procurou apresentar de maneira real como o meio ambiente pode ser conservado tanto nas nossas ações domésticas como nas ações que envolvem grandes empresas.
0 comentários:
Postar um comentário